quinta-feira

Isto é Perdizes!


Perdizes é um dos bairros mais ricos cultural e economicamente de São Paulo, e um dos que mais tem conservado características da São Paulo antiga - uma certa tranquilidade no jeito de viver, a paz de ruas arborizadas.
O bairro surgiu ainda no século 19, instalando-se nas colinas que descem do espigão onde estão as avenidas Dr. Arnaldo e Heitor Penteado, até a Av. Francisco Matarazzo.
Foi ali que o Conde Francisco Matarazzo montou suas indústrias, que constituíram um verdadeiro império, até os anos 70.
Quatro avenidas importantes fazem parte de seu contorno, a Dr. Arnaldo (onde está a melhor escola de medicina do país, ligada à USP), Pompéia, a Sumaré e a Pacaembu.
O bairro é servido por muitas linhas de ônibus, pelas estações de metrô Barra Funda, Sumaré e Vila Madalena.
Como uma das pérolas do bairro está a Pontifícia Universidade Católica, com vários cursos, centros de atendimento e extensão universitária, além de um excelentee teatro.
O bairro tem também como vizinho um dos mais importantes centros de lazer, cultura, esportes e diversão da cidade, o SESC Pompéia. Esta unidade foi criada pela arquiteta Lina Bo Bardi, em uma das antigas instalações das Indústrias Matarazzo.
Como grande exemplo de sustentabilidade, qualidade de vida e beleza, há o Parque da Água Branca, espaço de lazer e pesquisas agropecuárias, tombado desde 1996 como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo Condephaat. Abrange atualmente uma área de 137 mil m2, cerca de 79 mil m2 de área verde, com ruas alamedas e pátios. As construções em estilo normando, projetadas por Mário Whately, e os vitrais do portal de entrada, em estilo art déco, desenhados por Antonio Gomide e datados de 1935, são atrativos à parte.
Todos esses encantos e recantos fazem de Perdizes um bairro completo em serviços, áreas verdes, tranquilidade e localização!.
Foto: Guilherme Ghizoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Updates

    follow me on Twitter