quinta-feira

Edifícios Preciosos

Progresso, avenidas, um novo centro... A metrópole em transformação dos anos 40 e 50 abriu espaço para a experimentação de arquitetos. De estilo moderno ou eclético, prédios de concreto assinados por mestres como Niemeyer e Warchavchik até hoje oferecem qualidade a seus moradores. Alguns estão restaurados, outros pedem cuidados.
Curvas monumentais, plantas simples. Quem passa pela avenida Rio Branco nota a imponência do edifício, fruto do período mais comercial da carreira de Warchavchik, em que projetou fábricas, sinagogas e clubes, como o Pinheiros. "Não tem o desenho limpo do modernismo. O traçado escultural das sacadas remete ao expressionismo alemão", observa Joana Mello, professora de história da arquitetura da Escola da Cidade. Encomenda da Companhia Agrícola Cícero Prado, há 50 anos se mantém impecável. Dividido em três blocos de dois apartamentos por andar, tem plantas funcionais. Das unidades de 160 m2 e dois dormitórios, nem todas possuem garagem. "Os apartamentos de hoje são menores e mais compartimentados. O mercado imobiliário atual não supera esses prédios em generosidade de espaço e qualidade de construção", diz Joana. A forma de U garante que o sol da manhã banhe as fachadas da frente. Dos terraços, avista-se o jardim suspenso sobre a laje da agência bancária ali instalada. "Parece que vivo em uma casa bem ventilada, com o jardim ao alcance", elogia Eliana Castro, moradora do primeiro andar há 35 anos.
Gregori Warchavchik (1896-1972)Russo naturalizado brasileiro, formou-se na Itália. Privilegiando funcionalidade e estética, introduziu a arquitetura contemporânea no país. Influenciado por Le Corbusier, em 1925 publicou o manifesto Acerca da Arquitetura Moderna. Projetou e construiu para si, em São Paulo, a primeira casa moderna no Brasil.
Edifício Albertina, Cícero Prado e CecíliaAvenida, apartamentos (a maioria com dois dormitórios, de 110 a 160 m²)

E SIM, nós temos um apartamento para vender ali, agende uma visita!


2 comentários:

  1. Olá..

    Gostaria de obter mais informações sobre este edificio, e gostaria de saber também se vocês têm outro imoveis no centro em condições semelhantes. Obrigado
    Cesar Bento

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Sei que essa postagem é antiga, mas gostaria de saber se atualmente vcs têm algum apartamento (de 160 m2) à venda nesse prédio. Grata. Teresinha (tmprado@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Twitter Updates

    follow me on Twitter